Na passada segunda-feira, dia 16 de junho, a União de Freguesias de Arouca e Burgo recorreu às redes sociais para anunciar a conclusão da manutenção de três paragens de autocarro na freguesia do Burgo, localizadas respetivamente no Porto Escuro, no Marvão e nas Eiras.
Contudo, mais do que mantê-las devidamente erguidas e funcionais, estas paragens de autocarro passaram a contar com um elemento embelezador. Isto porque o executivo da Junta desafiou a ASARC (Academia Sénior de Arouca) a realizar uma “pintura temática em cada uma delas”.
Apesar de faltarem uns últimos pormenores, já é bem visível a beleza das pinturas, bem como os elementos retratados nestas. Na paragem do Porto Escuro, foi retratada a Banda Musical de Figueiredo, instituição histórica (a segunda banca filarmónica mais antiga de Aveiro, tendo neste momento 284 anos de existência) sediada na antiga Escola Primária do Porto Escuro.
Na paragem do Marvão, está representada a Torre dos Mouros, situada em Lourosa de Campos. Datada da baixa Idade Média, no século XIII ou XIV (13 ou 14), consta que foi uma residência senhorial e prova da passagem dos Mouros por terras de Santa Mafalda.
Por último, na paragem das Eiras é retratada a Ponte das Eiras, o Rio Arda e a natureza que a envolve, bem como a Ciclovia Pedonal que passa junto das suas margens.
Paragem do Porto Escuro
Paragem do Marvão
Paragem das Eiras
Texto: Simão Duarte
Fotos: União de Freguesias de Arouca e Burgo
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.