Eleições Legislativas: Eleitos deputados de Vale de Cambra e Castelo de Paiva

Os resultados das Eleições legislativas deste domingo, 18 de maio, ditaram a vitória da AD – coligação PSD/CDS, com 32,10% dos votos e 86 deputados eleitos. O Partido Socialista ficou em segundo lugar, com 23,38% e 58 deputados, seguido de perto pelo Chega, que alcançou 22,56% e obteve o mesmo número de mandatos que os socialistas. Os resultados, no entanto, ainda estão pendentes da contabilização dos votos dos círculos da emigração

Apesar da indefinição quanto aos quatro mandatos que faltam atribuir, já é possível identificar os deputados eleitos por Aveiro e, entre eles, estão representantes de Vale de Cambra e Castelo de Paiva, que tinham sido apresentados pelo Discurso Direto numa notícia anterior.

Sendo assim, conheça os deputados das referidas regiões eleitos:

  • AD (coligação PSD/CDS) – Elegeu 7 deputados no distrito de Aveiro. Deste modo, ficou garantida a eleição de Adriana Rodrigues (PSD), natural de Vale de Cambra, que constava em 6.º lugar, e de Almiro Moreira (PSD), natural de Castelo de Paiva, que ocupava o 7.º lugar. Ficou de fora Pedro Magalhães (CDS-PP), natural de Arouca, mas residente em Vale de Cambra, que era o 10.º da lista.
  • Partido Socialista – Conseguiu eleger 4 deputados pelo círculo eleitoral de Aveiro. No entanto, Pedro Sousa, natural de Arouca e colocado em 13.º lugar na lista, não foi eleito.
  • Chega – Também conquistou 4 mandatos no distrito. Foram eleitos Maria José Aguiar (2.ª), natural de Vale de Cambra, e Armando Grave (3.º). Ficaram de fora Gonçalo Cecílio (12.º), natural de Alvarenga, e Ana Filipa Moreira (15.ª), natural de Castelo de Paiva.
  • Iniciativa Liberal (IL) – apenas elegeu o cabeça de lista por Aveiro, não sendo eleito Valter Cruz (12º) natural de Arouca.

A contagem dos votos dos círculos da emigração, prevista para 28 de maio, poderá ter impacto na composição final da Assembleia da República. Recorde-se que os portugueses no estrangeiro elegem quatro deputados: dois pelo círculo eleitoral da Europa e dois pelo círculo eleitoral de fora da Europa. Nas últimas legislativas, em 2024, o Chega conseguiu eleger dois deputados, a AD um e o PS outro. A repetir-se, o Chega poderá alcançar o segundo lugar.

Texto: Sofia Brandão

sobre o autor
Sofia Brandão
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também