Assim como a AD, também o Partido Socialista esteve em visita a Castelo de Paiva na passada terça-feira, dia 6 de maio. Esta iniciou-se no Café Bem Estar e passou pela feira quinzenal e várias ruas da vila, onde os socialistas contactaram com munícipes para debater as principais propostas do partido, tendo estado em contacto próximo com a população local. O Discurso Directo acompanhou esta deslocação e esteve à conversa com os membros do PS, garantindo aos leitores informações sobre as perspetivas do partido para as legislativas de maio de 2025.
Estas foram as palavras de Hugo Oliveira, deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro:
DD – Nas últimas eleições legislativas, o Partido Socialista foi o segundo partido mais votado em Castelo de Paiva. Quais são as ambições nestas eleições que se avizinham neste concelho e no país?
Nós partimos para estas eleições com um objetivo claro, que é vencer. Entendemos que o Partido Socialista apresenta o melhor projeto, as melhores equipas e o melhor candidato a primeiro‑ministro. Partimos para ganhar o país e para vencer também em Castelo de Paiva. Os paivenses conhecem bem o trabalho do Partido Socialista, sabem que a estrada de ligação da N222 – uma pretensão de décadas – saiu do imaginário e do sonho dos paivenses para se tornar um projeto com financiamento assegurado. Isso foi conseguido pelo Partido Socialista e por Pedro Nuno Santos, enquanto ministro das Infraestruturas.
DD – Em Castelo de Paiva, há muitos anos que a população reclama a conclusão da obra de ligação da N222 à A32. Este é um projeto que já conheceu vários avanços e recuos. Há planos do Partido Socialista para a conclusão da obra?
Somos claros: não deixámos apenas esse projeto e essa obra financiados, mas também a obra da ligação do IC35, que estava com o financiamento garantido pelo PRR. Lamentamos, portanto, que, no último ano, não tenham existido avanços com o Governo do PSD e do CDS. O que queremos, realmente, é a rápida conclusão dessas estradas, pretensões muito antigas da população, mas obviamente justas.
DD – O interior do distrito de Aveiro, nomeadamente os concelhos de Castelo de Paiva, Arouca e Vale de Cambra, continua a sofrer com a desertificação, com a população jovem a dar preferência às metrópoles em detrimento das suas localidades. Como é que o Partido Socialista pretende combater esta realidade e tornar estas regiões mais atrativas?
Falámos há pouco da ligação de Castelo de Paiva que, como já referi, deixámos com o financiamento garantido. Também concluímos uma parte da estrada de Arouca, solicitada há décadas, o que representa uma mais‑valia para o território. Em relação à habitação, o Governo do Partido Socialista prevê, por exemplo para Castelo de Paiva, 30 milhões de euros de investimento, o que é fundamental para fixar os nossos jovens, que enfrentam dificuldades de acesso à habitação. Temos também a preocupação de que os cuidados de saúde sejam prestados da melhor forma e queremos que estes serviços públicos sejam eficazes em zonas interiores, como em Castelo de Paiva, Arouca e Vale de Cambra. Entendemos que a habitação, as acessibilidades e os serviços públicos são dinamizadores de economia, capazes de contribuir para a criação de mais e melhores empregos, mais bem remunerados.
Texto: Pedro Gonçalves
Foto: PS Aveiro
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.