Assembleia Municipal de Cinfães aprovou projeto turístico-agrícola de relevante interesse

Estratégia Local de Habitação e isenção de taxas para novos empreendimentos foram outras das matérias aprovadas

Na sua reunião ordinária de 30 de abril, a Assembleia Municipal de Cinfães deliberou sobre um conjunto de propostas relativas às contas do município, ao pessoal, a investimentos em habitação e projetos de interesse local. Presidida por Almiro Moreira, a sessão decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, sob a égide do artigo 27.º da Lei n.º 75/2013 e do artigo 36.º do respetivo Regimento.

  1. Prestação de Contas 2024

Apreciação e votação do Relatório de Gestão e documentos de prestação de contas do exercício de 2024. Aprovado por maioria, com abstenções de António S. P. Sales, Hélder J. C. Pereira, Carlos M. D. Lento, Ercílio A. M. G. Neto e Cândida I. F. da S. Couto.

  1. Mapa de Pessoal e Recrutamentos

Alteração do mapa de pessoal do município e do mapa anual global de recruta­mentos autorizados. Aprovado por maioria, com quatro votos contra (Hélder J. C. Pereira; Carlos M. D. Lento; Ercílio A. M. G. Neto; Cândida I. F. da S. Couto) e uma abstenção (Luís M. R. Pontes, Presidente da Junta de Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires).

  1. Encargos plurianuais

Autorização de repartição de encargos e assunção de compromissos plurianuais. Aprovado por unanimidade.

  1. Estratégia Local de Habitação

Revisão da Estratégia Local de Habitação do concelho. Aprovado por maioria, com abstenções de António S. P. Sales, Hélder J. C. Pereira, Carlos M. D. Lento, Ercílio A. M. G. Neto, Cândida I. F. da S. Couto e Vítor D. O. Pereira (Tesoureiro da Junta de Nespereira).

  1. Oferta Pública de Aquisição (OPA) 1.º Direito

3.ª proposta de OPA de imóveis no âmbito do Programa 1.º Direito. Aprovado por maioria, com as mesmas abstenções do ponto anterior.

  1. Projeto turístico‑agrícola de relevante interesse

Emissão de declaração de relevante interesse municipal para a construção de um estabelecimento hoteleiro e exploração agrícola pela empresa Sunny Evasion – Unipessoal, na Granja (Souselo). Aprovado por maioria, com abstenções de seis membros, incluindo representantes das Juntas de Nespereira e de Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires.

  1. Isenção de taxas para novos empreendimentos

Isenção de pagamento de taxas municipais para quatro projetos empresariais (industrial, turismo, comércio e serviços), ao abrigo do Regulamento de Apoio à Economia e Emprego. Aprovado por unanimidade.

Com estas decisões, a Assembleia Municipal reforçou a transparência financeira, habilitou recursos humanos, garantiu fundos para habitação social e facilitou investimentos private­rios considerados estratégicos para o desenvolvimento local.

Texto: Pedro Gonçalves

Foto: CM Cinfães

sobre o autor
Pedro Gonçalves
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também