Capturas ocorreram durante ações de combate à vespa velutina
Os serviços municipais da Câmara Municipal de Vale de Cambra concretizaram, no ano de 2024, a exterminação de um total de 211 ninhos de vespa asiática (20 primários e 191 secundários), através de um trabalho e estratégia “planeados e aplicados no terreno”.
Segundo informação divulgada, nas redes sociais, pela autarquia, fruto de uma “uma estratégia integrada de deteção e eliminação de ninhos, os valores dos ninhos de vespa velutina, vulgo “vespa asiática” ”, detetados no território de Vale de Cambra, “têm vindo a reduzir gradualmente desde o ano de 2021”.
O município recorda, na mesma publicação, que o primeiro ninho de vespa velutina detetado no concelho foi “em 2015” e, que, “nos dois anos seguintes”, se verificou uma “acentuada expansão” na região, tendo o “pico de ninhos detetados e exterminados em Vale de Cambra sido atingido naquele ano”. No entanto, nos anos de 2022 e 2023 foram “exterminados 351 e 313 ninhos” respetivamente, já se começando a notar aqui a diminuição gradual referida.
O que deve saber sobre os ninhos de vespa velutina
Os ninhos primários surgem em fevereiro/março, quando as temperaturas começam a aumentar, normalmente em áreas urbanas e são de difícil deteção face ao seu tamanho reduzido. Já os ninhos secundários aparecem a partir de junho e podem ser encontrados em locais tão distintos como telhados, edifícios abandonados, enterrados no solo, muros ou árvores em quintais ou na floresta.
Quem encontrar estes ninhos deve contactar a Câmara Municipal de Vale de Cambra através da Divisão de Gestão Florestal e Veterinária 256 420 535. Os ninhos devem ser eliminados por equipas especializadas que avaliarão qual a melhor técnica a aplicar na sua destruição.
Contudo, é também na Câmara Municipal (ou na junta de freguesia da sua área de residência), que pode aprender a construir as suas próprias armadilhas para a vespa velutina, recebendo, gratuitamente, as aberturas das mesmas, ou aprendendo, inclusivamente, como as construir.
Ana Isabel Castro
Foto: Município de Vale de Cambra
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.