Mulheres arouquenses juntaram-se ao desfile em Aveiro do MDM

No passado sábado, dia 8 de março, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher, existindo diversos desfiles pelo país todo. Aveiro não foi exceção e contou com presença de mulheres arouquenses, como podemos ver na fotografia que ilustra esta notícia.

O MDM (Movimento Democrático de Mulheres) efetuou a organização desse mesmo desfile, tendo-nos enviado a seguinte nota de imprensa:

“Aveiro comemorou o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, com um significativo desfile promovido pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM). Centenas de mulheres, provenientes de várias localidades da região, uniram-se para reforçar a luta pelos direitos das mulheres e pela igualdade de género.

O desfile teve início na Estação da CP, pelas 14h30, e seguiu pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho até à Praça da República, onde teve lugar a concentração final. Para garantir a participação de mulheres de todo o distrito, foram disponibilizados autocarros gratuitos, cedidos por Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais de Arouca, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira.

Na Praça da República, o evento foi enriquecido com uma série de intervenções políticas e culturais. A atriz e diretora do Grupo Experimental de Teatro (GET), Maria Mar, foi responsável pela animação, conduzindo uma intervenção que misturou reflexão política com performances dedicadas à escritora e poetisa Maria Teresa Horta. As Cantadeiras de Cabreiros abriram as apresentações musicais, com canções regionais e de Zeca Afonso, e o grupo Mulheres da Eira encerrou a celebração com a interpretação do Hino do MDM, cuja letra foi distribuída entre os presentes.

O programa também contou com diversas intervenções políticas, iniciando com uma jovem estudante, Sofia Castanheira, do Projeto Ruído, seguida pela intervenção de Joana Dias, sindicalista, que abordou os direitos das trabalhadoras. A advogada Manuela Candal fez uma reflexão sobre a paz, e, para encerrar, Andreia Mortágua, estudante e membro do conselho nacional do MDM, proferiu a última intervenção da manifestação, destacando a luta incessante pela igualdade de género.

A este evento juntaram-se a União de Sindicatos de Aveiro e o Projeto Ruído, marcando um dia de forte união e ativismo em defesa da liberdade, dos direitos das mulheres e da igualdade de género”.

Dar nota de que, em março, existem ainda outras duas iniciativas do MDM, nomeadamente a exposição “Revolução e Mulheres”, já referida em notícia anterior, e o debate e sessão cultural “50º aniversário do Ano Internacional e as suas repercussões no Portugal de Abril”, no dia 28 de março, pelas 21h00, no Museu de Santa Maria de Lamas.

Fotos: MDM

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também