“São 3 frentes que estão a evoluir de forma muito intensa e veloz”
Vindo do Concelho de Castro Daire, entrou em Arouca na noite de ontem um incêndio que conta atualmente com 3 frentes ativas, e que obrigou à ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e ao fecho das escolas.
O incêndio teve início em Castro Daire (Moção), na manhã de ontem, dia 17 de setembro, e chegou a Arouca, ao início da noite, pelas freguesias de Alvarenga e Covêlo de Paivó/Janarde contando, neste momento, com 3 frentes ativas (freguesias de Alvarenga, Covêlo de Paivó/Janarde e Canelas/Espiunca).
Ao início da madrugada hoje foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil. As escolas estarão encerradas durante todo o dia de hoje à exceção das escolas sede dos 2 agrupamentos de escolas locais, para receber exclusivamente os alunos, filhos e/ou dependentes a cargo dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, bem como de outros profissionais diretamente envolvidos nas operações de socorro no âmbito dos incêndios.
Na sua última atualização, a proteção civil, na pessoa da Presidente da Câmara, Margarida Belém, revelou que “estão confinadas as aldeias de Telhe, Covelo de Paivô, Meitriz, Regoufe, Silveiras, Vila Galega, Vila Nova, Santo António, Travessa, Várzeas, Vilarinho, Vila Cova e Serabigões (freguesias de Alvarenga, Covêlo de Paivó/Janarde e Canelas/Espiunca), tendo sido efetuada “retirada de pessoas com mobilidade reduzida”. A autarca acrescentou que “desde que o incêndio entrou no território” têm pedido meios aéreos, “mas sem resposta” e que as 3 frentes ativas do incêndio têm evoluído “de forma muito intensa e veloz”.
Até ao momento sabemos que estão envolvidos no combate a este incêndio 84 bombeiros (Arouca, Lourosa, Arrifana, Feira, Nespereira, Sapadores Bombeiros de Viana do Castelo, Fajões e São João da Madeira), 22 GNR e 25 veículos. A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, o vereador da Proteção Civil, Albino Cardoso, o coordenador municipal de proteção civil, José Carlos Pinto, estão a acompanhar o evoluir da situação no terreno, juntamente com os técnicos do Município afetos ao serviço municipal de proteção civil, e em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia.
Estão interditas as seguintes vias: EN 326-1 entre Alvarenga e corte para Castelo de Paiva; EM 510 entre Ponte de Telhe e Covelo de Paivô/Janarde; EM 505 entre Canelas e Espiunca.
NOTÍCIA EM ATUALIZAÇÃO
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.