Projeto chama-se Porto Region e pretende promover um único destino turístico
Na passada quinta-feira, 11 de julho de 2024, no Auditório TecMaia (concelho da Maia), a Área Metropolitana do Porto apresentou publicamente o Projeto “Porto Region – Perfeito para Cada Estado de Espírito”. Este evento marcou o início de uma iniciativa que visa estruturar a oferta turística dos 17 municípios de forma integrada e complementar, promovendo assim um único destino turístico.
“Uma iniciativa com passado, presente e futuro que será fundamental para a projeção de Portugal na Europa e no mundo”, afirmou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de abertura do evento. A sessão contou também com a presença de Carlos Abreu Amorim, Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, António Cunha, Presidente da CCDR-N, Luís Pedro Martins, Presidente da TPNP, e António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, enquanto anfitrião e em representação dos 17 Presidentes do Municípios da AMP.
O projeto Porto Region pretende organizar e divulgar de forma conjunta a oferta turística da região, utilizando uma abordagem agregadora de ‘Sub-Região’, explicou Mónica Montenegro, diretora-executiva do IPDT – Turismo, entidade autora do projeto. O posicionamento “Porto Region: Perfeito para Cada Estado de Espírito” reflete o desafio de combinar uma diversidade de escolhas com diferentes gostos, motivações e estilos de vida. Com base nesta abordagem, foram desenvolvidos três suportes comunicacionais: um vídeo promocional, uma brochura e um micro-website (https://portoregion.com/) , que reforçarão os esforços promocionais a nível municipal.
No evento, António Jorge Costa, Presidente do IPDT – Turismo, apresentou o estudo do perfil dos visitantes da região. Segundo este, 9 em cada 10 turistas visitam a região por lazer e férias, com a Cultura e Património como principal motivação, e 60% são visitantes pela
primeira vez. Os cinco principais mercados emissores são a Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos e França. O gasto médio por pessoa é de 673 euros, 96% dos turistas recomendariam o destino a amigos ou familiares, e 62% têm intenção de regressar nos dois
anos seguintes à sua visita.
Durante o evento, realizou-se uma mesa-redonda sobre os desafios de “Mais e Melhor Turismo”, e o papel do projeto nesse contexto. O painel contou com a presença de Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, Luís Pedro Martins, Presidente da ATPNP, Tiago
Sá Carneiro, Secretário Metropolitano na Comissão Executiva da AMP, Nuno Trigo, VicePresidente e Diretor da Delegação Porto e Norte da ALEP, e Joel Pereira, Representante da APECATE.
Uma das principais temáticas abordadas foi a necessidade de criar valor a partir das receitas do setor do turismo e distribuir esse valor de forma equitativa. Tiago Sá Carneiro, Membro da Comissão Executiva e Responsável pelo Turismo na AMP, destacou que o
projeto “Porto Region” visa transformar os recursos existentes nos 17 municípios em produtos de qualidade, capazes de atrair visitantes e gerar recomendações. Luís Pedro Martins e Nuno Trigo salientaram a importância das parcerias e sinergias no sucesso do
setor, enfatizando o papel diferenciador desta abordagem colaborativa.
Imagem:DR
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