Malafaia Romana MMXXIV

Decorreu, nos passados dias 24, 25 e 26 de maio, a 2ª edição da Malafaia Romana.

O evento cultural tem como principal objetivo a divulgação do emblemático sítio arqueológico do Casal Romano da Malafaia – uma pequena quinta agrícola construída no que hoje consideramos a freguesia de Várzea (Arouca), entre a 2ª metade do séc. I e os finais do século II da nossa era.

Ao longo de três dias, no Centro Cívico de Várzea, paralelamente à recriação histórica de um acampamento romano, decorreram inúmeras atividades de tiro ao arco e jogos de tabuleiro, bem como oficinas de tecelagem, olaria e cozinha romana, orientadas pela Associação EmCadeamentos. O Centro de Arqueologia de Arouca conduziu visitas guiadas ao património arqueológico de época romana, em Arouca, nomeadamente ao Casal da Malafaia, ao núcleo arqueológico do Museu das Trilobites e à mina de ouro da Gralheira d’Água. O evento inaugurou, ainda, uma exposição dedicada ao sítio arqueológico –  responsabilidade do Centro de Arqueologia de Arouca e um minidocumentário produzido pelo Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária de Arouca.

Na sexta feira, o público foi presenteado com uma magnífica atuação da turma de dança do 8ºB, bem como com uma ação conjunta dos Malucos da Concertina e o Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior de Arouca. No sábado a animação foi assegurada por piadas triviais – facetiae triviales – do Teatro Assombrado de Valongo, Cantadeiras do Conjunto Etnográfico de Moldes e Bombos de Sanguedo.

No Domingo, a Associação 4540 Jovem organizou mais uma edição dos seus “Caminhos marcados…”, uma caminhada com cerca de 10km, pela freguesia de Várzea e freguesias limítrofes.

A novidade desta segunda edição centrou-se na Feirinha de Produtos Tradicionais. Esta contou com a presença da Associação Cultural e Recreativa de Santa Eulália (venda de produtos de tecelagem); Associação A4 (cestaria), Sabonetes Limonete (sabonetes artesanais), ApisFreita e ApisAzevedo (mel e seus derivados), Teresa Monteiro (enchidos e boroa de milho) e Maria Emília Gomes (produtos do campo, compotas, marmelada).

A Malafaia Romana é um evento organizado pela Junta Freguesia de Várzea. Esta conta com a colaboração do Centro de Arqueologia de Arouca e da Associação 4540 Jovem, bem como com o apoio do Município de Arouca e Associação Geoparque Arouca.

 

Texto: Marta C.

Fotos: Carlos Pinho

sobre o autor
Ana Margarida Alves
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também