Município de Arouca assinala 50 anos do 25 de Abril com programa alargado

É já nesta quinta-feira que se assinala o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos que colocou fim a 48 anos de ditadura. A data será assinalada com uma sessão comemorativa nos Paços do Concelho, pelas 10h30, presidida pela presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, e pelo presidente da Assembleia Municipal de Arouca, Pedro Vieira. Aberta ao público, contará com uma forte participação de instituições locais representativas da sociedade civil, nas suas diferentes áreas de intervenção, como é o caso da saúde, ação social, educação, proteção civil, associativismo, bem com a intervenção de representantes dos atuais partidos políticos com assento nos órgãos autárquicos e de anteriores autarcas, simbolizando “uma das mais importantes conquistas de Abril, o poder autárquico local”.

Na tarde do dia 25 de abril, pelas 15h00, será ainda inaugurada a nova exposição temporária do Museu Municipal de Arouca. Intitulada “Retornados: Espoliados da Revolução”, reúne memórias de cidadãos arouquenses ou com raízes em Arouca sobre aquela que foi a maior vaga de emigração mundial do século XX, seguindo-se, pelas 17h00, na Praça Brandão de Vasconcelos, o concerto “Estendal de Abril”, com a interpretação de algumas das músicas mais icónicas do 25 de Abril, como “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, “canção-senha” que despoletou, há 50 anos, o início da revolução. No domingo, 28 de abril, pelas 17h00, decorrerá o concerto “enCantos de abril”, inserido nas XXXV Jornadas Culturais de Arouca promovidas pelo Grupo Coral de Urrô, e que contam com a participação dos alunos de teatro da Academia de Música de Arouca e do Ginasiano Escola de Dança.

“Os 50 anos do 25 de Abril e da democracia constituem-se, assim, como um momento privilegiado para se mostrar o país que nasceu com Abril e, simultaneamente, reafirmar os valores democráticos cada vez mais ameaçados num mundo cada vez mais polarizado e no qual a própria democracia parece cada vez mais estar em causa, pelo que o Município com o envolvimento alargado de todos os agentes políticos e de toda a sociedade civil, preparou um programa diversificado de atividades para celebrar os 50 anos do 25 de Abril com um forte cariz e participação locais e que tem, naturalmente, o seu ponto alto, nesta quinta-feira, quando se assinala o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos”, refere a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém. “Até final do ano serão várias as atividades promovidas pelo Município, agrupamentos de escolas, associações locais e outras entidades, e que já se iniciaram, contando com exposições diversas, conversas temáticas, cinema, teatro, concertos, entre outras atividades”, acrescentou. A programação, segundo o Município de Arouca “vai sendo atualizada no sítio da Internet da Câmara Municipal de Arouca em www.cm-arouca.pt  e nas redes sociais.

Uma Comissão de Honra para celebrar Abril

Foi com a constituição de uma Comissão de Honra, aprovada em reunião de Câmara de 20 de fevereiro passado, que simbolicamente se iniciaram as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Esta é composta por um conjunto de individualidades locais que são representativas das diversas faces de Abril, integrando eleitos locais pós-25 de Abril, representantes de cada um dos partidos com assento na Assembleia Municipal, bem como de diversas entidades da sociedade civil. Conheça a composição abaixo:

Eleitos locais pós-25 de Abril

Presidentes de Câmara

Zeferino Brandão

Armando Zola

Artur Neves

Margarida Belém

Presidentes da Assembleia Municipal

Salomé Martingo

Carlos Alberto Gomes Ferreira

Carlos Esteves

Jorge Oliveira

Elísio Brandão

Pedro Miguel Vieira

Representante de cada um dos partidos com assento na Assembleia Municipal

PS

PSD

CDS-PP

PPM

Um representante do movimento associativo local (Círculo Cultura e Democracia)

Um representante de uma associação juvenil local (Centro Juvenil Salesiano)

Um representante da Rede Social (Santa Casa da Misericórdia de Arouca)

Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz

Representantes das forças de segurança/proteção civil

Bombeiros Voluntários de Arouca

GNR

Presidente da AECA

Um representante dos serviços públicos de saúde (presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga., E.P.E.)

Presidente da Associação 25 de Abril

Presidente da Associação Arouquense dos Ex-Combatentes do Ultramar

Um representante da Comunicação Social Local (Rádio Regional de Arouca)

FOTO: Carlos Pinho

 

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também