Campeonato Distrital de Corta Mato Curto voltou a disputar-se em Castelo de Paiva

GDC de Guilhovai esteve em grande nível na jornada desportiva e Fábio Oliveira e Marta Martins dominaram a prova

Fábio Oliveira (GD Guilhovai) e Marta Martins (GD Guilhovai), foram os grandes vencedores do 25º Campeonato Distrital de Corta Mato, na vertente Curta, realizado nos passados dias  2 e 3 de março, em Castelo de Paiva, numa organização da Associação de Atletismo de Aveiro,  contando com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e colaboração das coletividades locais, Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva e Associação Desportiva C.C.J. Clark.  Esta foi mais uma jornada desportiva de sucesso, que juntou mais de 570 atletas aveirenses, na pista do amplo espaço da Quinta do Hotel Rural S. Pedro, em Sobrado. A atleta paivense Ana Pereira, da ADCCJ Clark também esteve em destaque nesta prova.

Apesar das más condições climatéricas que se fizeram sentir, o Campeonato Distrital de Corta-Mato, vertente curta, teve uma excelente adesão de participantes e destinou-se a atletas masculinos e femininos dos escalões de Sénior e Veteranos, Juniores, Iniciados, Infantis e Benjamins inscritos em clubes filiados na Associação de Atletismo de Aveiro, registando-se a presença de mais de cinco centenas e meia de atletas, pertencentes a cerca de 20 equipas de todo o distrito.

No escalão feminino, Marta Martins, da equipa do GD Guilhovai, com a marca 16,02m foi a vencedora da prova, batendo a atleta paivense Ana Pereira, da ADCC J Clark (16.30), que obteve também o 1º lugar na categoria de Sub23, e Ana Marta Pinto, do Recreio Desportivo de Águeda (16,43) na luta pelo lugar mais alto do pódio.

Já no sector masculino, domínio completo do Grupo Desportivo Cultural Guilhovai, com Fábio Oliveira em destaque, a vencer a corrida de 4000m em Castelo de Paiva, conseguindo o registo de 12.51m, um pior tempo do que em 2023, mas superiorizando-se na chegada ao colega de equipa Victor Oliveira, com 13.11, e Luís Mendes, do GDC Guilhovai, com a marca de 13.12, e ainda Amado Martins, da mesma equipa e vencedor da edição anterior, com um registo de 13.19.  Sublinhe-se que o melhor atleta paivense neste escalão, foi Pedro Moreira, da ADCJ Clark, com um tempo de 13.23, em 6º lugar, e Bruno Pinheiro, da ADCCJ Clark, no 14º lugar, com o registo de 14.12m.

Na classificação por equipas, o CDFE ganhou o título feminino, à frente do da ADCCJ Clark’s de Castelo de Paiva e do Jorba, enquanto pelo lado masculino, triunfo absoluto da equipa do GDC de Guilhovai, sagrando-se assim campeã distrital, seguida da ACR Vale de Cambra e SC de Espinho.

Nas restantes provas, Laura Bento, do Beira Mar triunfou no sector Infantis Femininos e David Cheropov, do Arada Atlético Clube, venceu o sector masculino, enquanto que, nos Iniciados /Prova aberta (2000m), David Moura do CD Feirense ganhou a corrida masculina, e Sofia Teixeira, do Atletas Fim de Semana venceu a prova feminina. Na classe Benjamins 500m a vitória foi para Maria Dias, do Caldas de S. Jorge, e Santiago Oliveira, do Grupo Grecas – Vagos, venceu o sector masculino, finalizando a classe de Benjamins A Sub 10 com a vitória feminina para Vitória Dias, do Caldas de S. Jorge, e Gonçalo Rocha, do Grecas – Vagos, com o triunfo no escalão masculino.

No escalão de veteranos (4000 m), Sandra Ferreira, do GDC Guilhovai dominou a corrida, com o registo de 16,39, enquanto nos masculinos a prova foi ganha por Fernando Lemos, do Grecas Vagos com o tempo de 13,37, sendo que Adélia Tavares, da ADCJClark, assegurou o 4º lugar e sagrou-se vencedora na categoria +50, com um tempo de 18.21.

José Rocha, presidente da edilidade paivense, juntamente com Liliana Vieira, Vereadora do Desporto e Cultura, marcaram presença na cerimónia de entrega de prémios aos atletas que mais se distinguiram nesta final do campeonato distrital de corta-mato, o presidente evidenciou a satisfação do município participar nesta organização desportiva, endereçando felicitações aos restantes parceiros deste evento que, apesar do mau tempo, voltou a trazer centenas de atletas a Castelo de Paiva.

O autarca local congratulou a excelente adesão de equipas e atletas, com o sucesso desta grande jornada de atletismo distrital e pelo facto do município voltar a ser um digno anfitrião de um grande evento desportivo, louvando a forma dinâmica como as corridas foram sendo realizadas, motivando sempre uma competição saudável entre valorosos atletas que deixaram muita determinação na pista e deram espectáculo neste evento desportivo, enaltecendo a importância da prática desportiva, nos últimos tempos mais valorizada.

com este sucesso e com as provas desenroladas com uma expectativa sempre crescente, Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, na hora dos agradecimentos, fez um balanço muito positivo da jornada destacando o trabalho da Associação de Atletismo de Aveiro e dos parceiros da organização.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também