Município de Arouca está a requalificar a Casa Paroquial de Cabreiros

Edifício terá como finalidade converter-se em Centro Cívico e Comunitário

O Município de Arouca está a requalificar a Casa Paroquial de Cabreiros com vista à criação do Centro Cívico e Comunitário de Cabreiros, com vista a que funcione como espaço de apoio e “usufruto da comunidade para a promoção de iniciativas no âmbito do envelhecimento ativo e saudável e de facilitação ao acesso a atividades de cariz social, educativo e cultural, contrariando, assim, o vazio ocupacional do dia a dia e atenuando o sentimento de isolamento, solidão e exclusão”, tal como esclareceu a autarquia.

A empreitada contempla a requalificação total do edifício, mantendo-se apenas as paredes exteriores e a estética básica da casa. O piso -1 funcionará como um espaço de apoio a eventos que se possam realizar no exterior, o piso 0 será o salão principal de convívio, que contará com a cozinha existente remodelada e uma instalação sanitária. Já no piso superior haverá dois gabinetes e outra instalação sanitária. No exterior será criado um espaço de terraço.

A obra iniciou com a demolição dos interiores, nomeadamente dos soalhos, coberturas e paredes divisórias, seguindo-se a construção de lajes aligeiradas de betão para pisos, tetos, cobertura e revestimentos das paredes.

Com um prazo de execução de 12 meses, a requalificação da Casa Paroquial de Cabreiros foi adjudicada por 219.805,50€ (+IVA) à empresa arouquense Mário Ferreira Pinto & Filhos Lda.

A empreitada do Centro Cívico e Comunitário de Cabreiros integra a operação “Minha terra…meu lar” no âmbito da oportunidade de financiamento “Planos de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto”, através do Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt).

 

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também