Castelo de Paiva vai promover XXIV Encontro de Cantares das Janeiras

Evento vai ocorrer no espaço da “Tenda Gigante” este sábado e no dia seguinte decorre o “Baile de Reis”

A exemplo de anos anteriores, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover o XXIV Encontro de Cantares de Janeiras, uma iniciativa cultural agendada para a noite de amanhã sábado, dia 6 de janeiro, a partir das 21 horas, este ano no espaço da Tenda de Natal, instalada no centro da urbe paivense.

As coletividades, instituições e grupos que manifestaram vontade de participar no evento estão já a preparar a presença em mais uma jornada cultural, retomando uma bonita e secular tradição que, nesta região, continua a renovar-se a cada ano e ganhando cada vez mais entusiastas, estando confirmadas as presenças de ranchos folclóricos locais, bandas de música, grupos tradicionais, escolas de música e grupos corais.

Entretanto, a autarquia de Castelo de Paiva já deu a conhecer o formato para a realização desta iniciativa cultural no espaço do Auditório Municipal, aproveitando para apelar ao rigor nos dois temas a apresentar por cada participante, que devem ser alusivos à época, e que os intervenientes nos grupos possam vir trajados, dentro do possível, como nos tempos de outrora, para além de que, o cenário, este ano no Largo do Conde, será condizente com o verdadeiro e tradicional espírito do Cantar das Janeiras.

Recorde-se que, neste evento municipal, pretende-se juntar os grupos e associações que, neste território concelhio, mantêm ainda viva esta secular tradição de Cantar os Reis ou Janeiras, na perspectiva de que todos estejam imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de outros tempos.

Confirmadas estão as presenças da Academia de Musica de Castelo de Paiva, Rancho Folclórico de Bairros, Universidade Sénior de Castelo de Paiva, Banda Marcial de Bairros, Rancho Folclórico de S. Martinho, Grupo As Camponesas de Real, Grupo “ Os Amigos da Sexta “, Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, Grupo “Os Populares Bairristas “, Comissão de Festas do Espírito Santo – Vila Verde, Associação de Combatentes de Ultramar Português, e a Banda Musical de Fornos.

No intervalo deste espectáculo cultural, será realizada entrega do prémio do concurso do Mercado de Natal.

Na tarde de Domingo, dia 7, a partir das 15 horas, haverá Baile de Reis, na Tenda Gigante, instalada no Largo do Conde, com a participação da Orquestra Típica “Finfas de Nespereira”, uma boa oportunidade para um pezinho de dança no começo de um novo ano.

 

 

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também