Né Barros apresenta espetáculo que combina dança e esgrima na Casa da Cultura de Ílhavo

É já este sábado, 25 de novembro, a partir das 21:30, que a Casa da Cultura de Ílhavo acolhe “Distante”, da coreógrafa Né Barros, espetáculo em que os intérpretes são bailarinos e, simultaneamente, praticantes de esgrima.

Integrado na série “Paisagens, Máquinas, Animais”, em que já tinham sido apresentadas as peças “IO” e “Neve”, “Distante” transforma os bailarinos em jogadores, convocando a técnica desta modalidade de combate para a reflexão sobre como evoluímos na forma como nos relacionamos corpo a corpo. 

A peça parte, segundo Né Barros, “da ideia de um corpo-máquina que permita trabalhar num paradoxo do distante-próximo, e que parte da técnica como ferramenta fundamental de humanização”. 

Recorrendo também aos figurinos da esgrima, à sua estética e à coreografia das suas armas, movimentos e postura física, o espetáculo conta com a interpretação dos bailarinos Afonso Cunha, Beatriz Valentim, Bruno Senune e Vivien Ingrams, que receberam a orientação do treinador, antigo atleta olímpico e campeão de esgrima José Luís Guimarães, para integrarem esta forma de combate milenar no contexto artístico.

Né Barros é coreógrafa, bailarina e investigadora. Nos seus projetos colabora regularmente com artistas visuais, fotógrafos, realizadores de cinema, encenadores e músicos. Formou-se em dança clássica, trabalhou em dança contemporânea e composição coreográfica nos EUA. É investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, professora na ESAP – Escola Superior de Artes do Porto e convidada em diversas instituições. Doutorada em Dança, Master in Dance Studies, estudou Teatro e é cofundadora do Balleteatro e diretora artística do Family Film Project. 

Os bilhetes custam 6,00€ e podem ser adquiridos nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré ou na bilheteira online da BOL.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também