Arouca vence e convence

Primeiro jogo da época marcado por questões táticas e a invasão de campo

No primeiro jogo oficial da época, o FC Arouca recebeu e venceu o Rio Ave por duas bolas a zero. Com golos de Kouassi e Mujica, a equipa arouquense carimbou assim a sua passagem para a fase de grupos da Allianz Cup. Perante 1669 espetadores, o jogo começou com a equipa do Rio Ave mais perigosa nos minutos iniciais, contudo o Arouca cedo se reencontrou em campo, procurando visar a baliza defendida por Jonathan, através de bolas nas costas da defesa adversária e de investidas pelas alas. Depois de uns bons cruzamentos de Jason e Quaresma, as oportunidades mais perigosas da primeira parte são do Arouca e através da bola parada (todos os cantos do Arouca foram na primeira parte). Aos 24 minutos, o golo surge, marcado por Eboué Kouassi, que finaliza uma bola cruzada por Jason para o centro da área, e que fica a pingar na pequena área. Cinco minutos depois, novamente de canto, Quaresma ia fazendo o segundo, num remate que exigiu defesa apertada ao guarda redes vila-condense. No intervalo da partida, houve uma merecida homenagem à equipa de juvenis e à equipa do Arouca que jogou a Liga Portugal Legends.

A segunda parte fica marcada pela invasão em dose dupla de um cão, que fez uns sprints pelo relvado, demonstrando tanta capacidade quanto os jogadores para correr de uma ponta à outra. Mas voltando ao jogo, após as substituições ao intervalo, o Rio Ave procurou causar mais perigo ao Arouca, e conseguiu, somando algumas, mas não muitas, oportunidades que esbarraram sempre nos postes ou em Arruabarrena. O jogo tornou-se ligeiramente mais físico, havendo lances de parte a parte que justificariam sansão disciplinar. Ao contrário da primeira parte, na segunda o Arouca fechou-se mais e esteve bastante focado em fechar espaços na defesa, baixando Sylla e Jason para junto de Esgaio e Quaresma, já que era pelas alas que o Rio Ave tentava criar perigo. Das poucas investidas que o Arouca arriscava, Cristo procurava linhas de passe, segurando a bola e distribuindo para as alas, na busca de contra-ataques. E numa dessas poucas investidas, surge o 2-0. Quaresma, numa das suas corridas, passa para Rafa Mujica que segura a bola e apenas com Jonathan e A.Santos à frente, o espanhol chuta rasteiro para o canto inferior direito, arrumando assim com o jogo.

Conferência de imprensa

Daniel Ramos (Arouca) – “Acho que fizemos uma primeira parte de muito bom registo, tirando os primeiros 10 mins. A segunda parte foi mais dividida, baixamos intencionalmente o bloco para atrair o Rio Ave e sair em contra-ataque, fizemo-lo bem. No cômputo geral, acho uma vitória justa. Vai para campo quem está melhor, não há lugares cativos, isto é andamento.”

Luís Freire (Rio Ave) – “Entramos bem no jogo, com boa capacidade de chegar ao último terço, várias vezes a conseguirmos chegar à área do Arouca. Até ao intervalo, o golo deu alguma tranquilidade ao Arouca, pôs-nos atrás do jogo contra uma equipa forte. O Rio Ave completamente dominador na segunda parte.”

Suplentes Arouca:

Thiago e Valido (GR), B.Milovanov e Weverson (DF), O.Busquets, Y.Moses, P.Santos (MD), A.Bukia e Y.Lawal (AT)

Ficaram de fora Opoku, Vitinho, P.Moreira e B.Michel por lesão e também Basso e Antony, que estarão de saída.

Suplentes Rio Ave:

Magrão (GR), Sávio, Josué Sá (DF), Joca.F, V.Gomes, B.Ventura (MD), Ukra, E.Boateng, A.Pereira (AT)

Substituições Arouca:

76 – Sai Jason, entra B.Milovanov; Sai E.Kouassi, entra O.Busquets

88 – Sai Mujica, entra U.Lawal

93 – Sai Quaresma, entra Weverson; Sai Sylla, entra P.Santos

Substituições Rio Ave:

46 – Sai L.Ruiz, entra A.Pereira; Sai Zé Manuel, entra Joca.F

71 – Sai P.William, entra Sávio; Sai Hernâni, entra E.Boateng

Arbitragem:

Flávio Duarte (AF Lisboa), Cátia Tavares e Vanessa Gomes, Rui Silva (AF Vila Real) no VAR

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a R.Fernandes (31 mins), Jason (72), Galovic (75), Quaresma (84)

Disciplina Rio Ave:

Cartão amarelo a Costinha (22 mins)

Simão Duarte

Foto: Pedro Fontes

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também