Há mais oito localidades que receberam esta distinção
A aldeia de Folhense recebeu esta classificação após meses de análises feitas pelo júri da ATA (Associação do Turismo de Aldeia), marca que atesta a identidade dos “territórios mais genuínos do país”.
A aldeia de Folhense foi escolhida pois revela-se nos vestígios megalíticos do menir de Lameirinhos, na praia fluvial do Pontemieiro e num parque de merendas com ligação a trilhos pela serra do Arestal.
A marca “Aldeias de Portugal” representa simultaneamente uma certificação e um conceito estratégico. Esta marca distingue os povoados mais característicos da ruralidade portuguesa, nas vertentes como o património histórico, cultural, gastronómico, recursos naturais, produtos regionais e mais.
A classificação só pode ser atribuída a aldeias cujas comunidades estejam envolvidas desde início no processo de candidatura, já que esse implica obrigatoriamente a constituição de um comité local integrando porta-vozes de entidades como a junta de freguesia, a população residente, o tecido económico e a estrutura associativa. A candidatura é avaliada por especialistas de várias áreas e a classificação é mantida por 4 anos, após o que está sujeita a uma nova avaliação da ATA.
A ATA – Associação do Turismo de Aldeia, foi fundada em 1999, ela é composta por várias instituições empenhadas em promover o desenvolvimento socioeconómico, o turismo e a preservação do património dos territórios rurais mais representativos das origens da identidade portuguesa.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.