Rede Social de Castelo de Paiva apresentou espetáculo de teatro

Iniciativa Cultural pretendeu assinalar e sensibilizar para o Dia do Cidadão Portador de Deficiência

No âmbito dos Projetos MICAS e RIIA, a Rede Social de Castelo de Paiva promoveu, durante a tarde passado dia 27, no espaço do Auditório Municipal, um espetáculo de teatro, com a representação da peça “Da Tormenta à Esperança”, apresentado pela Associação Recreativa, Cultural e Social de Silveirinhos (S. Pedro da Cova), de Gondomar.

Tratou-se de uma iniciativa cultural, que pretendeu sinalizar o Dia do Cidadão Portador de Deficiência e o Dia dos Afetos, contando com a presença de utentes das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social localizadas no concelho. Esta ação municipal foi gizada para ajudar a perceber a importância de valorizar a igualdade, “numa sociedade que se deseja mais justa, onde homens e mulheres possam gozar das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas”, referiu o Município de Castelo de Paiva.

No Dia Mundial do Teatro esta participação do Grupo de Teatro Inclusivo da ARCS de Silveirinhos foi mais uma iniciativa municipal, orientada para a valorização da pessoa idosa, e da pessoa com deficiência, numa participação definida numa perspetiva de cidadania “ativa e coesa”, próxima dos cidadãos, bem como dos agentes locais que contribuem para que a inclusão se concretize. Daí esta aposta da Rede Social de Castelo de Paiva de promover estas dinâmicas culturais, potenciando a interação social, emocional e afetiva destes cidadãos, numa atuação que se reveste de importância fundamental para colocar em evidência os sucessos alcançados e permitidos, mas também as necessidades que permanecem.

No final, todos os presentes foram unânimes em aplaudir e elogiar o espetáculo, traduzido numa “performance” que criou um paralelismo entre o feito alcançado por Bartolomeu Dias, em 1488, quando dobrou o Cabo das Tormentas, depois intitulado Cabo da Boa Esperança, e os grandes obstáculos que estas mesmas pessoas têm de enfrentar e ultrapassar todos os dias.  Destacaram-se as palavras da Diretora Matilde Monteiro referindo que “como ele nós acreditamos. Acreditamos na superação, em vencer medos, em quebrar os grilhões do preconceito, em enfrentar os mares revoltos do estigma…”

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também