O Museu Municipal de Arouca lançou um projeto educativo para valorização do canto popular polifónico que se intitula de “Botar Cantas na escola” e será implementado em modo de experiência-piloto, em duas escolas básicas do 1ºciclo do Ensino Básico, que incluem o ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Arouca e 4 turmas do ensino pré-escolar do Patronato – Centro Paroquial Social Santa Mafalda, envolvendo no total 225 alunos.
As associações e grupos informais que mobilizam as cantadeiras são parceiras e, uma vez por semana, irão à escola dar a conhecer a sua arte.
A ação arrancou na semana passada e decorreu na sede do Agrupamento de Escolas de Arouca, dirigida a educadores e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde participaram as cantadeiras envolvidas no projeto.
Este projeto conta com o envolvimento do Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses, das Cantadeiras de Adaúfe (Moldes) e do Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Santa Maria do Monte, bem como com a colaboração da etnomusicóloga Maria do Rosário Pestana e do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Luís Monteiro. Integra ainda o projeto cultural de escola do Agrupamento de Escolas de Arouca, «Aldeias Vivas – Património e Cultura em Transformação».
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.