Após as fortes chuvas dos passados dias 7 e 8, que provocaram várias inundações e a queda do muro de segurança da “Ponte de Alvarenga”, sobre o rio Paiva, Vítor Carvalho, vereador da oposição, refere em comunicado, que exigem que se encetem contactos com as entidades competentes, por forma a impor a necessidade da construção de um viaduto rodoviário, em substituição da atual ponte, construída ainda antes da existência do automóvel.
Indica ainda que esta pode a qualquer momento colapsar, podendo em primeiro lugar causar uma tragédia, assim como um enorme transtorno às populações da freguesia de Alvarenga, e mesmo de concelhos limítrofes.
No mesmo comunicado, questiona ainda “se encontramos em Espiunca, em Meitriz, no Vidoeiro, em Cabreiros, pontes no verdadeiro sentido da palavra, como podemos continuar a ter uma ponte como esta na estrada que faz parte do eixo estruturante do município de Arouca?”
Relata também que, “numa fase inicial, mesmo que as entidades governamentais não fiquem sensibilizadas para tal obra, deverá o município equacionar a utilização de verbas próprias para o fazer, uma vez que se trata de um investimento crítico, na segurança de pessoas e bens. Esta infraestrutura é, portanto, e segundo o autarca,” premente e necessariamente prioritária para os Arouquenses”, em particular “aqueles que todos os dias utilizam esta estrada, autocarros, não esquecendo os veículos de socorro que a usam para transportar quem mais precisa”.
Para além disso, aponta que o valor da proposta andará em cerca de 3 milhões de euros, ao qual juntaram um esboço esquemático do local que parece ser o indicado para a construção de um futuro viaduto. Neste local, encontram-se duas margens na estrada existente à mesma cota, numa distância de cerca de 250m, e retirando ainda ao percurso Alvarenga/Arouca 1250m.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.