Vale de Cambra celebra-se no legado de Alberto Bastos

“Professor” foi farol de cultura, desporto e vida comunitário e programa comemorativo de um ano arranca a 7 de janeiro com lançamento de livro

O lançamento do livro “Volfrâmio: Suor o deu, miséria o levou/Cambra na Diáspora», constituído por dois textos para Teatro de Alberto Bastos (1948-2022), é o primeiro evento do programa delineado pela Câmara Municipal de Vale de Cambra e pela recentemente constituída Associação Cívica Alberto Bastos (ACAB), visando homenagear esta personagem do concelho. A sessão está marcada para 7 de janeiro, pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal.

Carinhosamente tratado por “professor”, Alberto Bastos, foi um cambrense que ao longo de toda a sua vida «amou profundamente a sua terra, tendo desenvolvido uma intensa atividade cívica, cultural, desportiva e associativa».

José Pinheiro evocou o seu «professor e amigo», que «deixou uma marca indelével» na sociedade local. O presidente da Câmara sublinhou que ele tinha «o dom de fazer» e de «unir as pessoas», não apenas em torno de projetos, mas também de «encontros e partilha».

Com Adriano Castro, o presidente da ACAB, o autarca assinalou que Alberto Bastos foi dinâmico, realizador e agregador em várias áreas, designadamente na cultura, com o Teatro e a Escrita no topo, mas também na Educação e no Desporto, tendo até sido treinador de atletismo. «Também foi um amante da liberdade e da autenticidade», vincou Castro.

O programa, que se desenvolverá até janeiro de 2024, inclui a 11ª edição do ENTRAI, o Encontro de Teatro Amador de Vale de Cambra, que, de 25 de março a 3 de junho do próximo ano, será subordinado ao tema «Alberto Bastos. No Teatro da Vida».

Do livro a lançar dia 7 de janeiro, “Volfrâmio: Suor o deu, miséria o levou” já foi levado à cena, enquanto “Cambra na Diáspora” será apresentado no ENTRAI’23.

No primeiro semestre do próximo ano, será realizado o primeiro Concurso Literário Alberto Bastos, nas modalidades de Conto e de Poesia. Estará aberto aos alunos do Agrupamento de Escolas do Búzio, mas também à comunidade em geral.

O Grande Prémio Alberto Bastos em atletismo integrar-se-á na semana cultural da Freguesia de São Pedro de Castelões.

Referencie-se ainda a exposição “Alberto Bastos. Um Homem da Palavra, do Desporto, do Teatro, da Poesia e também da Vida bem Vivida», que vai decorrer, na Biblioteca, entre 16 de setembro e 15 de outubro de 2023. 

A abertura, às 21 horas de 16 de setembro, incluirá momentos de Poesia, Música e Teatro. E a 30 de setembro, também às 21 horas, realizar-se á a tertúlia “Depoimento de Amigos”. O colóquio sobre “O contributo do desporto e da cultura para a afirmação do município cambrense» está agendado para 14 de outubro.

A sessão de encerramento deste programa de homenagem acontecerá em janeiro de 2024, altura em que o Município de Vale de Cambra receberá o “Fundo documental e bibliográfico Alberto Bastos”. 

Adriano Castro ainda salientou que a ACAB tem como objetivo estratégico contribuir «para o desenvolvimento» de «mais atividades» culturais e comunitárias em Vale de Cambra. 

Texto: Alberto Oliveira e Silva

Sessão de apresentação do programa: Rodrigo Silva, presidente da assembleia-geral da associação, José Pinheiro, e Adriano Castro, presidente da ACAB
sobre o autor
Raquel Moura
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também