Várias empresas de Arouca, Castelo de Paiva e Vale de Cambra no ranking das 1500 maiores empresas de Aveiro

Empresas António Pimenta construções, Lda., Bradco – Fabricação e Comercialização de Marroquinaria, S.A. e Fromageries – Bel Portugal, S.A. lideram nos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva e Vale de Cambra, respetivamente e de acordo um ranking feito anualmente pelo Diário de Aveiro

No concelho de Arouca, António Pimenta, construções, Lda., lidera mais uma vez no setor de atividade que opera: Construção de edifícios (residenciais e não residenciais). Ocupa, neste momento, a 70ª posição no ranking das 1500 maiores empresas do distrito de Aveiro, na edição lançada este mês, com um crescimento em todos os indicadores em análise. Em 2021, obteve um volume de negócios de 45,90 milhões de euros, mais 15,43% face a 2020, o que correspondeu a um crescimento também nos lucros, que se representou nos 55,54% neste indicador, apurando 2,51 milhões de euros, face aos 1,62 milhões de euros do ano anterior. Relativamente ao VAB (Valor Acrescentado Bruto), a empresa conseguiu alcançar 6,40 milhões de euros, que corresponde a um aumento de 26,94%.

Neste mesmo setor, empresas como a Construções Carlos Pinho, Lda., Jaime Azevedo, Construções Lda e Arouconstroi – Engenharia e Construções, S.A., sediadas também em Arouca encontram-se neste ranking. A Construções Carlos Pinho, Lda., encontra-se na posição 157 com um volume de negócios de 22,19 milhões de euros. Já a empresa Jaime Azevedo, Construções Lda apresentou um volume de negócios de 9,8 milhões de euros atingindo a posição 383 e a Arouconstroi – Engenharia e Construções, S.A. ficou na posição 489 com um volume de negócios de cerca 7,8 milhões de euros.

A contar com estas empresas já referidas, são 36 as empresas localizadas em Arouca e que estão presentes neste ranking, embora noutros setores. A segunda empresa de Arouca com maior classificação no ranking é a Bluetooth – Imp. E Exp. de telemóveis, unip.,Lda., com um volume de negócios de 27,05 milhões de euros, representando um lucro de 1,2 milhões de euros, atingindo a 130ª posição na tabela. Em terceiro lugar, encontra-se a empresa Construções Carlos Pinho, Lda. já mencionada em cima, seguida da Novares Arouca Automotive, Unipessoal, Lda., em 4º lugar com volume de negócios de 17,1 milhões de euros, com lucro de 1,8 milhões de euros, representando a posição 209. Também a empresa Portugal Alves – Produtos siderúrgicos , S.A. aparece logo de seguida como uma das maiores empresas de Arouca, na posição 225 e com um volume de negócios de 15,6 milhões de euros, resultando num lucro de 205 mil euros.

Relativamente ao concelho de Castelo de Paiva, a empresa Bradco – Fabricação e Comercialização de Marroquinaria, S.A., liderou o ranking neste concelho na posição 219. A empresa destina-se à fabricação de artigos de viagem e de uso pessoal, de marroquinaria, de correeiro e de seleiro, realizando um volume de negócios de 15,8 milhões de euros, um valor superior em 65,13% face ao ano anterior. No que toca aos lucros, a Bradco atingiu em 2021, cerca de 3,72 milhões de euros, um valor superior em 5162,98% comparativamente a 2021. No VAB (Valor Acrescentado Bruto) verificou-se também um aumento de 87,87%, alcançando 10,3 milhões de euros. Também a empresa Distripaiva – Supermercados, Lda., encontra-se em 2º lugar das maiores empresas de Castelo de Paiva, na posição 397, com um volume de negócios de 9,3 milhões de euros e um resultado líquido de 294 mil euros. Segue-se a empresa Anita Portugal – Conf., Lda., na posição 497, realizando um volume de negócios 7,8 milhões de euros e um resultado líquido de 225 mil euros, a empresa Jopavera – Const., Lda., ocupa a posição 504 com volume de negócios correspondente a 7,7 milhões de euros e lucro cerca de 558 mil euros. A Capaventure – equip. Para lazer e tempos livres, Lda., aparece na posição 532, com um volume de negócios 7,2 milhões de euros e lucro cerca de 852 mil euros. 

No concelho de Vale de Cambra, a empresa que lidera é a Fromageries – Bel Portugal, S.A., que se dedica à indústria do leite e derivados, tendo registado um volume de negócios de 158,09 milhões de euros, resultando num lucro de 4,21 milhões de euros, mais 18,13% face ao ano anterior. Quando ao VAB (Valor Acrescentado Bruto), em 2021, obteve 27,25 milhões de euros, registando um aumento de 7,82% comparado com 2020, estando na posição 16 do ranking.

Das 52 empresas de Vale de Cambra, existentes neste ranking, também a Vicaima – Industria de madeiras e derivados, S.A., se encontra bem posicionada no ranking, no lugar 52, com um volume de negócios de 57,2 milhões de euros e lucro de 6,2 milhões de euros. A Colep Packaging Portugal, S.A., encontra-se logo a seguir na posição 54, com volume de negócios de 54,57 milhões de euros e lucro de 6,6 milhões de euros. A empresa Global Dis – Distribuição Global de Materiais, S.A., está na posição 61, com um volume de negócios de 48,6 milhões de euros e um resultado líquido de 2,76 milhões de euros e, por fim, a empresa Sidel Conveying Portugal, S.A., na posição 110, com volume de negócios de 32,55 milhões de euros e lucro de 1,3 milhões de euros.

Fonte: Diário de Aveiro

Foto: António Pimenta construções

Texto: Raquel Moura

sobre o autor
Raquel Moura
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também