No artigo de hoje, resolvi escrever sobre o quanto é importante mantermos contato com outras pessoas, para que possamos manter a ligação dos 5 sentidos e a mente conectada.
Cada vez mais, a solidão tem sido uma sensação subtilmente detetável, levando-se em consideração que vivemos uma fase digital, onde a presença tornou-se obsoleta para alguns, já que a informática possibilita a comunicação na ausência.
Independente da idade, há estações que enfatizam determinados sentimentos, nomeadamente em países onde o frio é a época das festas de fim de ano, e as pessoas acabam por terem que ficar mais em casa, onde muitas vezes, por diversos motivos, a solidão é uma consequência inevitável resultando na depressão.
A depressão tanto pode ser a causa quanto efeito, pois a falta do convívio interpessoal e a escassez de troca de afeto, são pontos relevantes para o desenvolvimento de diagnósticos depressivos, constata-se, portanto, que o sentimento de solidão já é um dos principais sintomas dessa doença.
O sentimento de solidão, tem consequências visíveis quando o isolamento se torna um refúgio para não ter que justificar o sentimento de tristeza e vazio, pois estar só é diferente de sentir-se só.
A solidão imposta, traz consequências profundas à saúde, interfere no bem-estar e facilita desequilíbrio na forma como cada um vive, aumentando também, doenças como estresse, ansiedade ou depressão.
Além da vertente psicológica, a falta de tratamento pode desencadear patologias psicossomáticas, como a regulação de hormônios, serotonina, adrenalina e cortisol, afetando os sistemas endócrino e imunológico da pessoa.
Valorizem a comunicação positiva, as chances de estarem “presentes”, cultivem bons sentimentos, fortaleçam “laços” de amizade, amor e harmonia, o tempo passará, e só não ficará “SÓ”, quem conseguir aprender a importância do que é viver.
Cuide de Si.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.