Holograma da Casa da Música em Vale de Cambra de 1 a 5 de dezembro com espetáculos musicais

Entre os dias 1 e 5 de dezembro’22, decorre o Holograma, em Vale de Cambra com espetáculos da Casa da Música.

Este projeto que se desenvolve durante dois anos, com o objetivo de alcançar o público em geral, e ao mesmo tempo, possibilitar experiências musicais com raiz pedagógica e educativa, no entanto, vai principalmente ao encontro das pessoas que precisam de mais cuidados. A cada edição procuram reproduzir a vivência da Casa da Música, em um ou mais espaços culturais de cada Município. No âmbito de uma programação especialmente concebida para o Município de Vale de Cambra, serão reproduzidos concertos e atividades educativas, com a qualidade artística e os cuidados de produção próprios da Fundação Casa da Música.

O projeto “Holograma da Casa na Área Metropolitana do Porto” tem o propósito de abrir a programação da Casa da Música, nos 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto. Destinado essencialmente a públicos sem práticas culturais, de forma a criar momentos emotivos que os vinculem à música mais erudita, através do acesso a uma programação muito variada.

A entrada é livre e decorre no Centro Cultural de Macieira de cambra.

Fique com o programa:

01 DEZEMBRO, QUINTA-FEIRA
19:00 – Concerto com comunidades (para público geral)

02 DEZEMBRO, SEXTA-FEIRA
09:30 – Bosque dos Sons (para escolas do pré-escolar)
11:00 – Bosque dos Sons (para escolas do pré-escolar)

Bosque dos Sons é um concerto inspirado nos sons da natureza e dos elementos. Neste bosque encantado e cheio de vida, as cinco criaturas que a habitam preparam-se para celebrar a chegada da primavera em volta da árvore luminosa. Mesmo quando estavam a meio da sua celebração, eis que algo acontece que obriga o bosque a mergulhar no silêncio. Não se ouve nada! O que terá acontecido?

Para resolver este problema e devolver os sons ao bosque, as criaturas vão precisar da nossa ajuda. Para isso vão recorrer a alguns instrumentos, tais como: piano, guitarra, baixo elétrico, violoncelo, percussão e muito mais! Preparem-se para ajudar!

21:00 – Um Corpo Estranho – Novos Talentos (para público geral)

Na música de João Mota e Pedro Franco, o duo Um Corpo Estranho, a estranheza apensa à designação é coisa de uma fugacidade momentânea. Não se juntaram por acaso – escolheram-se. Pedro e João conheceram-se aos 15 anos, altura em que a vontade de pegar numa guitarra partia do mesmo movimento ascendente de querer trepar até sonhos de reconhecimento, feitos artísticos, plateias em delírio e rendidas a canções tão importantes quanto a própria vida. Quando, passado um longo hiato em que a amizade ficou em lume brando, os dois voltaram a encontrar-se, foi também esse lastro de sonho amparado agora pela maturidade a reacender nos dois e a grudar-se nas canções nascentes.

03 DE DEZEMBRO, SÁBADO
10:00 – Ler (para escolas a partir do 1.º Ciclo)
11:30 – Ler (para escolas a partir do 1.º Ciclo)

Com base em textos selecionados do programa da disciplina de língua portuguesa, Ler explora a relação entre a voz falada e a música. Num diálogo para que são convocados instrumentos eletrónicos e acústicos, o itinerário passa por vários momentos da História de Portugal, evocando também o prazer e a riqueza que a música nos tem legado ao longo do tempo.

21:00 – Solistas da Casa (para público geral)

Para além de ser um edifício dedicado à realização de concertos de todos os géneros, a Casa da Música é também a “casa” de vários agrupamentos profissionais, que ali ensaiam e se apresentam regularmente, entre os quais uma orquestra sinfónica, uma orquestra barroca, um ensemble de música contemporânea e um coro. Todas estas formações integram músicos especializados e experientes, que ocasionalmente se juntam também em pequenos grupos para interpretar outros repertórios, de sonoridades tão variadas quando as infindáveis combinações possíveis de instrumentos. Os Solistas da Casa da Música que se apresentam no Holograma são formados por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música ou do Remix Ensemble. No alinhamento destes recitais encontramos composições criadas em várias épocas, desde o século XVIII até aos nossos dias. Mas, sobretudo, encontramos o prazer de fazer e dar a ouvir boa música.

Solistas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Álvaro Pereira – violino
Evandra Gonçalves – violino
Luís Norberto – viola
Michal Kiska – violoncelo

Bach – A Arte da Fuga (excertos)
Mozart – Divertimento em Fá maior, K.138
P. Glass – Quarteto n.º 2
Astor Piazzolla – Libertango

04 DE DEZEMBRO, DOMINGO
10:00 – Bosque dos Sons (para famílias)
11:30 – Bosque dos Sons (para famílias)

17:00 – Concerto com comunidades (Público Geral)

05 DE DEZEMBRO, DOMINGO
09:30 – Ler (para famílias)
11:10 – Ler (para famílias)

Fonte: CM VLC

Texto: Raquel Moura

sobre o autor
Raquel Moura
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também