Decorreu no passado dia 12 de novembro, um encontro de professores, para todos aqueles que lecionaram nos anos 90, na Escola EB 2,3 de Arouca e que sempre estiveram unidos por um carinho pela Escola, pela Terra e pelas suas gentes.
Apesar de ser a primeira vez a organizar a iniciativa nestes moldes, já realizavam anteriormente convívios mais restritos, de modo a manterem os laços que os unem. A ideia deste reencontro, partiu exatamente destes encontros que iam acontecendo, na cidade de Aveiro e em casa de colegas de Arouca.
Catarina Estima e Helena Pinto, que organizaram esta iniciativa, contaram ao Discurso Directo através da ajuda do Prof. Vítor Cruz (que fazia parte do conselho diretivo da EB2,3 de Arouca), como foi organizar este evento e em conjunto com a colaboração do colega local, José Cerca, conseguiram contar com cerca de 25 colegas e alguns dos quais com alguns cônjuges.
“Outros colegas gostariam de estar presentes, vindos de várias partes do país, mas é sempre muito difícil conciliar estes momentos com os compromissos pessoais e profissionais de cada um.”, referem ainda.
Com isto, salientam que não querem voltar a deixar passar tantos anos sem realizarem este tipo de iniciativa “(…)É opinião geral que é para repetir, não deixando passar tanto tempo, até porque o tempo corre contra nós que não vamos estar mais jovens.”
Para a divulgação recorreram aos contactos através dos meios digitais, onde já alguns mantinham contacto, e que a maioria demonstrou logo a sua vontade em participar. Inicialmente foi formado um grupo no Whatsapp, pelas duas professoras envolvidas, Catarina Estima e Helena Pinto, e a partir daí, fizeram a listagem e respetivo contacto com os outros professores. Com a ajuda do colega, José Cerca, elaboraram um programa lúdico/cultural, onde estavam “(…)envolvidas diversas entidades locais que enumero, correndo o risco de esquecer de alguma: a Câmara Municipal de Arouca, o Mosteiro de Arouca, a Direção de Cultura do Norte, o Grupo Coral da Academia Sénior de Arouca, o Geoparque de Arouca, a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda de Arouca, o Restaurante Parlamento, Casa dos Doces Conventuais, Dr. Ivo Brandão, etc.”, apontam. Para além disso, fizeram a partilha também no Facebook para que pudesse, possivelmente, abranger mais pessoas.
Pela manhã, encontraram-se no parque de campismo do Merujal, seguindo para uma visita à Serra da Freita (Frecha da Mizarela, Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação, Torre Meteorológica, Miradouro do Detrelo da Malhada. Almoçaram no restaurante “Parlamento”, em Arouca e foram ainda à Casa dos Doces Conventuais, comer sobremesa e um café. Foi realizada ainda a divulgação do livro do colega, José Cerca, “Tília da Praça”, com oferta da Câmara Municipal de Arouca, de lá partiram em visita guiada ao Mosteiro de Arouca e assistiram a um miniconcerto de órgão pelo organista Dr. Ivo Brandão. Por fim, fizeram também uma visita guiada às instalações do Agrupamento de Escolas Arouca e assistiram à atuação do grupo coral da Academia Sénior de Arouca.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.