Na passada quarta-feira, dia 16 de novembro, ocorreu a cerimónia oficial de inauguração onde esteve presente o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), com sede no antigo palacete do Hospital de São João da Madeira, cria a Escola Luís Vega de formação em saúde, este que é um novo projeto que pretende otimizar e ampliar a formação em emergência médica para todos. Permite contribuir com a maximização da literacia em saúde dos cidadãos, bem como dotar profissionais de saúde com mais competências no tratamento do doente crítico.
O nome “Escola Luís Veja formação em saúde” trata-se de uma homenagem ao médico do CHEDV durante 20 anos, Luís Veja, que foi vítima do trágico acidente aéreo, em 2018, com o helicóptero do INEM, numa missão de salvamento no contexto emergência.
A sede da escola será no antigo palacete localizado na unidade hospitalar de São João da Madeira, de forma a procurar a descentralização dos serviços, bem como a valorização dos espaços físicos do CHEDV. Este é um edifício centenário que recebeu obras de requalificação, com um investimento de 140 mil euros, através de fundos próprios do CHEDV, permitindo desta forma a capacitação deste espaço de forma inovadora e ao alcance de todos.
O CHEDV, acreditado como entidade formadora pelo INEM desde 2021, está habilitado em várias vertentes formativas com certificação, como é o caso de Suporte Avançado de Vida (SAV); Suportes Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBVDAE); Suporte Básico de Vida Adulto (SBVA) e Suporte Básico de Vida Pediátrico (SBVP).
O leque formativo desta escola, com uma componente da formação interna, permite atingir todos os colaboradores do CHEDV e também outros profissionais de saúde interessados em adquirir competências em emergência médica, aumentando desta forma, a capacidade de resposta na prestação de primeiros socorros e de socorro diferenciado célere e atualizado.
O CHEDV contém uma equipa de formadores certificados pelo INEM em várias vertentes pedagógicas. Os formadores da Escola Luís Vega são todos peritos na área da emergência médica, assim, a equipa é composta por Médicos e Enfermeiros, profissionais do CHEDV, provenientes de vários serviços e que, diariamente, lidam com situações de PCR e/ou situações de peri-paragem cardiorrespiratória.
Foto: TV Europa
Texto: Raquel Moura
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.