A ACUP – Associação dos Combatentes do Ultramar Português, que tem sede em Castelo de Paiva, festejou o seu 20º aniversário, no passado domingo, onde foram realizadas um conjunto de cerimónias e atos festivos, juntando dezenas de antigos combatentes vindos de várias associações congéneres, espalhadas pelo país.
As festividades tiveram início pela manhã no Largo do Conde, com uma concentração junto da Câmara Municipal, onde se seguiu um desfile até à Rotunda dos Combatentes. Lá entoou-se o Hino Nacional e concretizou-se a colocação de flores junto das lápides em forma de homenagem e também em memória daqueles 27 militares paivenses que não resistiram à Guerra do Ultramar. O programa terminou com uma Missa na Igreja Paroquial de Sobrado e um almoço de confraternização.
O presidente da ACUP, Manuel Rodrigues evidenciou, na sua intervenção, a satisfação da associação festejar esta data, demonstrando dinâmica e capacidade de intervenção, realçando que, “estes 20 anos de existência culminaram num trabalho de dignificação no apoio aos antigos combatentes e seus familiares”. Por outro lado, nomeou também o papel do Estado Português, que tantas vezes não tem correspondido na ajuda e colaboração necessária, na missão de procurar resolver os problemas daqueles que, da guerra ficaram com sequelas, quer a nível físico ou psicológico.
Opresidente destacou a importância de manter parcerias e continuar a trabalhar em prol dos antigos combatentes, reclamando por isso mais apoio do Estado, para que todos os associados e ex-combatentes possam ser ajudados e a usufruir de uma vida mais digna e aconchegante. No evento esteve presente a Vereadora, Liliana Vieira, em representação da edilidade paivense, assim como esteve o Vice-Presidente, José António Vilela, que enalteceu o empenhamento e a luta travada pelos seus dirigentes para poderem projetar ainda mais a associação a nível nacional.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.