A XV Feira Social voltou a acontecer em Castelo de Paiva, no âmbito do trabalho elaborado pela Rede Social, promovida ainda pela Câmara Municipal, com a colaboração das IPSS Locais – Instituições Particulares de Solidariedade Social e que teve o objetivo de demonstrar o trabalho realizado pelas várias entidades que trabalham na área social, no território concelhio, assim como as dinâmicas de parceria desenvolvidas e fortalecidas ao longo da atividade.
O evento decorreu no Largo do Conde, integrando todos os parceiros da Rede Social para a execução de uma jornada social que durante dois dias voltou a avivar uma intervenção nas várias áreas de atividade abrangendo crianças e jovens, seniores e cidadãos portadores de deficiência e outras parcerias.
O presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, marcou presença na feira, assim como o presidente da autarquia, José Rocha e o diretor distrital da Segurança Social, Fernando Mendonça.
Almiro Moreira louvou a iniciativa que considerou ser excelente para conhecer o que há de melhor em cada área social e no interesse coletivo. José Rocha, agradeceu o trabalho desenvolvido por todos os intervenientes responsáveis pela realização desta atividade. Fernando Mendonça, elogiou a autarquia paivense assim como os intervenientes que permitiram a realização desta feira, que traz imensas vantagens e demonstra a inclusão e preocupação por apostar nesta área social.
Na sexta feira, 27 de maio, a feira arrancou com uma demonstração de meios e ação de sensibilização por parte da GNR e Bombeiros locais, onde deram continuidade à apresentação e ronda pelos dos espaços das IPSS e instituições e entidades presentes para se seguir da apresentação dos Projetos de (D)eficiência Inclusiva, com a participação da APPACDM de Castelo de Paiva, Santa Casa da Misericórdia e Centro Social de Santa Maria de Sardoura. À noite a animação continuou com a participação musical da Banda Nova Dança.
No sábado dia 28, a feira iniciou-se com uma Aula de Zumba e uma Caminhada da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sendo que na hora do almoço ocorreu mais uma edição do Festival das Sopas (patanisca e rabanada) com a colaboração de cinco IPSS. Durante a tarde, existiram rastreios de saúde, mural de pinturas e insufláveis, atelier de artesanato, jogos tradicionais, assim como várias atividades de animação, lúdicas e recreativas, com a participação também da Academia de Danças de Castelo de Paiva. Haverá animação musical da ACUP, atuação do Rancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, uma peça de teatro apresentada pela ADRIMAG e ainda uma atuação da Companhia de Dança Girassol. No final da tarde, nas instalações do CICL, houve uma apresentação do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças, promovida pela CPCJ de Castelo de Paiva, tendo a noite sido preenchida com a realização da 5ºedição do concurso “New Talent Castelo de Paiva”, que contou com 11 participações, que tem como objetivo potenciar talentos locais. O vencedor desta edição de 2022 foi a Banda Ard Holivs, formada em 2019 e proveniente da Escola Estúdio do Pejão.
Já no domingo, dia 29 de maio, o último dia desta feira social, foi dedicada à Festa das Crianças, alusiva ao Dia Mundial da Criança, com a realização de diversas atividades de diversão e entretenimento, como foi o caso da disponibilização de vários insufláveis, jogos, distribuição de pipocas e algodão doce.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.