Primeira edição do Festival “Pés na Terra” acontece já este fim de semana

Festival vai acontecer em Castelo de Paiva, Vale de Cambra e Arouca, entre outros concelhos

É já no próximo fim de semana dia 7 e 8 de maio que se realiza o primeiro festival da natureza “Pés na Terra”. O mesmo foi organizado pelo Município de Castelo de Paiva, em parceria com a ADRIMAG e trata-se de um evento intermunicipal que ocorre nos concelhos de Sever do Vouga, Vale de Cambra, S. Pedro do Sul, Arouca, Castro Daire e Castelo de Paiva.

Tratando-se de um festival com uma componente ambiental, a maioria das atividades realizadas serão nesse âmbito. Este é também um festival de base comunitária, aspeto que é importante para a ADRIMAG que vai resultar de um trabalho entre os agentes locais e as populações das aldeias/ locais onde as iniciativas vão ocorrer.

Desta forma, espera-se uma programação fortalecedora dos recursos naturais e endógenos de cada território, tradições e também comunidades.

Para Castelo de Paiva, o programa apresenta no dia 7 (sábado) uma caminhada no Fôjo, no Bairro de Santa Bárbara, em Folgoso (Raiva), com início às 9h. No local haverá a confeção de broa caseira num forno comunitário e também caldo verde para todos aqueles que participarem. Já da parte da tarde está programada a atuação do Grupo Infantil incorporado na ação “Música que vinha de dentro da mina”. O Grupo é seguido por um Workshop “Sweet Green” – infusões e plantas locais, onde é necessário cada participante levar a sua caneca. Para dar fim à atividade ocorrerá a atuação do Grupo Musical da ACUP de Castelo de Paiva – Associação dos Combatentes do Ultramar Português.
No domingo dia 8, está marcada uma nova caminhada pelas 08h00 no Cais de Midões, trata-se de uma caminhada fotográfica nas aldeias de Midões e Gondarém. Pelas 09h00, em Bairros, vai ocorrer a Caminhada da Primavera com partida em Várzea, junto ao Rio Paiva pelo que, de seguida vai ocorrer uma aula de Yoga.
Está agendada para a parte da tarde, pelas 14:30h, a atuação da PT Dance Academy Castelo de Paiva, na freguesia de Fornos, lugar do Castelo, que será seguido de um Bailarico de Primavera no mesmo local, pelas 15h. Ao final do dia, ocorrerá uma Degustação Tradicional de Sopa Seca.

Em Arouca, um dos locais que acolhe o festival, as atividades também se iniciam no sábado com o Laboratório Natureza “As aves no Arouca Geoparque”, na Serra da Freita, pelas 07h30. De seguida, pelas 09h00, vai decorrer uma Caminhada no planalto da Serra. Da parte da tarde realiza-se a representação de “A Salvação”, pelo Teatro Experimental de Arouca, pelas 16h00.

No dia 8 (domingo), o festival conta com arraiais na praia fluvial de Albergaria da Serra, com a Feirinha Agrícola e de Artesanato, pelas 14h00, seguindo-se a animação musical proporcionado Rancho da Casa do Povo de Arouca, o Rancho Folclórico de Provisende, e o Grupo de Cantadeiras “As Tainadas de Urrô”. O evento encerra-se à mesa com um caldo tradicional pelas 17h00. As inscrições podem ser feitas em campsite.bio/inscricoes.

Texto: Raquel Moura

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também