O Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho, em Vale de Cambra, recebe nos dias 9 e 10 de setembro, a iniciativa “24 Horas a Correr” que até ao momento conta já com mais de 200 atletas de seis nacionalidades inscritos. Associada a esta prova, única no país e uma das 200 que existem a nível internacional, vai decorrer na manhã de domingo, uma Caminhada Solidária, cujas inscrições revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Superação, desafio, amizade e convívio são alguns dos ingredientes que, ano após ano, atraem mais atletas à prova, que se tem tornado cada vez mais internacional.
“É o Paredes de Coura do atletismo”. Foi assim que Vítor Dias, um dos responsáveis pela organização do evento, se referiu à prova “24 Horas a Correr” na conferência de imprensa que decorreu na Cafetaria do Parque, no passado dia 27 de julho. Trata-se de um evento desportivo de corrida de resistência, composto por uma prova de longa duração (24 horas a correr), e uma prova mais curta (3 horas a correr), que podem ser realizadas em solitário ou em estafetas. A prova de longa duração terá início às 12h do dia 9 de setembro e terminará às 12h do dia 10, sendo que o grande objetivo da competição é percorrer a maior distância possível no decurso das 24 horas de prova. Na manhã de domingo haverá ainda uma Caminhada Solidária, em que as pessoas se podem inscrever no próprio dia, e a totalidade das receitas reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
À semelhança das edições anteriores, as 24 Horas 2017 também têm um cariz solidário com a organização a doar um euro por cada inscrição aos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra.
A iniciativa conta já com mais de 200 atletas inscritos, de seis nacionalidades: Portugal, África do Sul, França, Moldávia, Polónia e Ucrânia.
“Vale de Cambra tem as condições ideais”
Vítor Dias, da “24H Portugal”, considera que Vale de Cambra reúne todas as condições de logística para a realização da prova e destacou o “bom acolhimento” da autarquia e dos valecambrenses. “Achamos que a prova de 2016 foi um sucesso. Este parque tem as condições ideais, fomos muito bem recebidos pela Câmara desde o primeiro dia, por isso achamos que devíamos continuar aqui”, explicou.
Iniciativa original e diferenciadora
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, trata-se de um projeto “original e diferenciador”, que permite trazer pessoas dos mais variados pontos do país, e até do estrangeiro, ao concelho, levando o nome de Vale de Cambra além fronteiras. “Desde o início que achei que era um projeto original e diferenciador e que seria bom para aproveitar as potencialidades do Parque da Cidade. A prova tem crescido, tem-se vindo a afirmar no panorama nacional e internacional, e queremos que seja cada vez maior, porque é também uma forma de promovermos o nosso município”.
José Pinheiro falou também de outras iniciativas promovidas no concelho na área do desporto, destacando o Centro Municipal de Marcha e Corrida, “que se tem vindo a afirmar cada vez mais”, as obras de requalificação das instalações do Pavilhão Municipal que estão a ser realizadas, a instalação do relvado sintético no Campo do C.D.C. Macieira de Cambra, as Piscinas Municipais que recebem “uma média de 400/500 pessoas diariamente” e também as academias privadas “que têm uma dinâmica muito boa e que desenvolvem um excelente trabalho”.
“Queremos e desejamos que Vale de Cambra seja um município cada vez mais próximo e amigo do desporto. A Câmara Municipal estará sempre disponível para apoiar esta iniciativa e fazer com que ela se afirme cada vez mais no panorama desportivo”, assegurou José Pinheiro.
24 Horas a Correr | PROGRAMA
Dia 8 de setembro
Início da montagem de tendas por parte dos atletas que assim o pretendam
17h00 – Abertura do secretariado. Início da entrega dos kit’s de participante
20h00 – Encerramento do Secretariado.
Dia 9 de setembro
09h00 – Abertura do secretariado. Início da entrega dos kit’s de participante
11h30 – Briefing com todos os atletas que correrão a prova de 24 horas.
12h00 – Partida da prova de 24 horas e do 1º. turno da prova de 3 horas
16h00 – Partida do 2º. turno da prova de 3 horas
20h00 – Partida do 3º. turno da prova de 3 horas
20h30 – Encerramento do Secretariado.
Dia 10 de setembro
07h30 – Abertura do secretariado. Entrega dos kit’s de participante
08h30 – Partida do 4º. turno da prova de 3 horas
12h00 – Término da prova de 24 horas
13h00 – Cerimónia de entrega de prémios
Para mais informações visite o site 24hportugal.com.
Texto e foto de Andreia Borges
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.