A câmara investiu cerca de 21 mil euros no serviço
Com o intuito de controlar a vasta população de pombos que se tem vindo a verificar na Vila de Arouca, principalmente no edifício do Mosteiro de Santa Maria de Arouca e redondezas o Município de Arouca contratualizou um serviço ecológico especializado para o controlo da praga de pombos com recurso a aves de rapina.
O controlo é feito através do afastamento das aves invasoras com recurso a um técnico de controlo avifauna especializado e da sua ave de rapina. Com base na falcoaria, o método utilizado possui uma abordagem sustentável, já que a ave de rapina é treinada para agir como predadora natural das pragas, reduzindo significativamente a sua proliferação sem prejudicar outras espécies ou degradar o ecossistema.
Em articulação com os serviços do Município foram determinadas as zonas mais problemáticas onde se irão realizar as ações de controlo com ave em voo livre. O serviço vai decorrer durante seis meses (de maio a novembro de 2024), com operações de patrulhamento diurnas em cinco dias por semana. O investimento municipal é de cerca de 21 mil euros.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.