Defensiva do Estrela anulou ataque arouquense (0-0)

Lobos de Arouca dominaram a partida, mas não conseguiram encontrar os caminhos para a baliza

FC Arouca e Estrela da Amadora empataram a zeros no final da tarde do passado domingo, em jogo a contar para a 32.ª jornada da Liga. Com inúmeras ausências de peso na equipa inicial, os Lobos de Arouca não tiveram os argumentos necessários para bater a muralha defensiva tricolor.

Com toda a gente à disposição, Daniel Sousa optou por escolher Valido, Milovanov, M.Rocha, Quaresma, Busquets e Marozau ao invés dos habituais titulares Arruabarrena, Esgaio, Galovic, Weverson, P.Santos e Mujica (este último por estar a negociar a saída). Já Sérgio Vieira, treinador do Estrela, colocou Jean.F, P.Mendes, Nilton e R.Pinho nos lugares de Kialonda, M.Lopes, R.Lima e Kikas.

O encontro foi totalmente dominado pela equipa de Terras de Santa Mafalda, que desde o início mostrou que pretendia marcar golos. Cristo foi o primeiro a tentá-lo, mas sem sucesso, assim como Quaresma, Sylla e Jason. Os visitantes, à imagem do que têm vindo a fazer durante a temporada, procuraram ferir o adversário através do contra-ataque. Tal só foi possível pela primeira vez ao minuto 21, por Leo Jabá. Antes deste, ainda tinham existido algumas bolas nas costas da defensiva arouquense, mas tanto Valido como os centrais M.Rocha e Montero foram-nas controlado. A dois minutos do intervalo, ocorreu a única falha nesse tipo de lance. Valido não conseguiu ser mais rápido que André, com o extremo a ficar com a bola e a colocá-la na área. Valeu Montero, que tirou o pão da boca a Jabá.

Contudo, a melhor oportunidade de todo o encontro pertenceu ao FC Arouca: corria o minuto 33 quando Sylla matou no peito uma segunda bola e atirou colocado ao canto superior esquerdo. A bola levava selo de golo, mas acabou por bater com estrondo na trave.

O segundo tempo decorreu à imagem do primeiro, contando apenas com maior domínio da equipa da casa. M.Rocha e Montero foram exímios ao não permitir qualquer arrancada dos visitantes, que só fizeram dois remates, sem grande perigo. Pelo contrário, os Lobos de Arouca fizeram de tudo para tentar marcar, só que não conseguiram vencer a muralha defensiva do Estrela. Veja-se que, dos 15 remates efetuados, só um foi à baliza e quase todos foram feitos à entrada ou fora da área.

A estratégia estrelista foi aquilo que muitos chamam de “estacionar o autocarro à frente da baliza”, mas, goste-se ou não, tal iniciativa, misturada com a ineficácia dos homens de Arouca, anulou o ataque dos arouquenses e valeu aos tricolores um ponto precioso na luta pela manutenção.

Com este resultado, o FC Arouca mantém-se em sétimo lugar, estando agora a três pontos do sexto classificado Moreirense. Por sua vez, o Estrela da Amadora permaneceu em décimo quinto lugar, dois pontos acima do Portimonense, o primeiro dos três clubes em posição de descida.

Suplentes Arouca:

Thiago (GR), Galovic, Weverson (DF), Vitinho, P.Santos, Moses (MD) Trezza, Puche, Lawal (AT)

Ficaram de fora Mujica, Arruabarrena, P.Moreira, Esgaio, Hamache, Kouassi (opção)

Suplentes Estrela:

A.Filipe (GR), Nanú, Lucão, R.Lima (DF), P.Sá, Tashan (MD), Ronaldo.T, Regis, Kikas(AT)

Substituições Arouca:

62 – Sai Busquets, entra P.Santos

71 – Sai Quaresma, entra Weverson

83 – Saem Marozau e Jason, entram Trezza e Lawal

Substituições Estrela:

63 – Saem Nilton e R.Pinho, entram R.Lima e Kikas

68 – Saem L.Jaba e André.L, entram Ronaldo.T e Regis

75 – Sai Jean.F, entra Nanú

Arbitragem:

Miguel Nogueira, V.Marques, N.Pires e Halim.S. No VAR, Luís Ferreira e N.Cunha

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a M.Rocha (90)

Disciplina Estrela:

Cartão vermelho a Nilton (40), R.Pinho (44), L.Cordeiro (93) e Bucca (96)

Conferência de imprensa:

Daniel Sousa (Arouca) – “Foi mais um jogo complicado pela dificuldade que existiu em encontrar a baliza.  Faltou acerto a finalizar, mas merecíamos sair daqui com os três pontos”

Sérgio Vieira (Estrela) – “Não saio satisfeito com este resultado, pois vimos sempre para ganhar e tentámos fazer isso.”

Foto: FCArouca

Texto: Simão Duarte

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também