FPF e AFA entregaram as placas de certificação a 76 entidades formadoras

Ontem, dia 22 de janeiro, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Aveiro juntaram mais de 76 Entidades Formadoras na Casa da Criatividade, em São João da Madeira, para a Cerimónia de Entrega das Placas de Certificação. Foi um evento com casa cheia, que contou com a presença de vários autarcas e dirigentes desportivos.

Presente no local José Neves, Presidente da AFA, referiu que “há um antes e um depois no futebol português, graças ao processo de certificação” que a FPF implementou, que é “de grande importância para o futebol, o futsal, o futebol de praia e o walking football” em Portugal. “A certificação é de uma importância vital para os nossos clubes, que através deles dispõem de uma ferramenta organizativa de excelência”, acrescentou.

A AFA tem aumentado o número de entidades formadoras, demonstrando o interesse na certificação, prosseguindo na sua rota de crescimento, e ultrapassando a barreira dos 18 mil atletas inscritos, atingida na época anterior. Já tem igualmente mais atletas femininos inscritos esta época, do que em toda a época anterior, sendo a única associação do país que transmite em sistema live todos os jogos do principal campeonato de futebol, o Campeonato SABSEG.

Por sua vez, Fernando Gomes, Presidente da FPF adiantou “todos sabem que este processo se iniciou em 2014 para corresponder a exigências legislativas, nomeadamente a proteção dos atletas de formação através dos contratos de formação, mas a FPF aproveitou este processo para elevar a qualidade da formação em Portugal. Às 77 entidades formadoras que recebem os diplomas, eu diria que, acima de tudo, estamos a celebrar o trabalho fantástico feito pelos clubes, o acompanhamento que as subcomissões da certificação dão em cada associação distrital, e o trabalho realizado pelas associações e as autarquias. Não há hipótese de Portugal sobreviver no futebol, se não tiver uma rica formação, e uma formação muito rica. Esse processo de certificação tem permitido a elevação da qualidade da formação em Portugal. Ainda há um longo caminho a percorrer. Temos de aumentar a nossa base na pirâmide. ”

Carlos Miragaia, Diretor Técnico da AFA, também denotou “estamos aqui para sentir a magia da certificação e o quanto ela tem ajudado à evolução dos nossos clubes. São 30 milhões de euros que os clubes investem no processo formativo dos nossos jovens. Aveiro é um pilar de desenvolvimento e crescimento do futebol nacional.”

Foto:DR_AFA

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também