A história de Castelo de Paiva está intrinsecamente associada a um crescimento sustentado, primado pela excelência na qualidade do ensino e da prestação musical.
Desde tempos muito remotos, foram várias as manifestações musicais por terras de Paiva. O Folclore, os Grupos Corais, os tradicionais cânticos do cancioneiro musical, muito associado à faina do campo e do rio e à vivência popular e religiosa.
Já no século XIX, em 1810, surgiu a primeira Filarmónica de Castelo de Paiva, fundada em Bairros, que mais tarde passou a denominar-se de Banda Marcial de Bairros.
No início do século XX (1909), foi fundada a Banda Musical de Fornos e em 1948, surgiu a Banda dos Mineiros do Pejão.
Todas estas Bandas de Música foram ao longo dos anos criando as suas Escolas de Música para formarem gratuitamente os seus músicos. Três Bandas de enormíssima qualidade musical.
Com a Revolução de Abril abriu-se a democratização ao acesso do ensino da música nas escolas e nos Conservatórios de Música.
Em Castelo de Paiva surge, associada à antiga Casa do Povo, uma Escola de Música que produziu excelentes resultados e abriu as portas a alunos Paivenses ao Conservatório de Música do Porto.
Mais tarde, fruto deste trabalho, que mobilizou muitos Paivenses para a importância do ensino da Música no Concelho e da vontade da Câmara Municipal liderada ao tempo pelo Dr. Antero Gaspar, fundou-se uma escola especializada do ensino da música de modo a responder aos anseios das crianças e jovens não só de Castelo de Paiva, mas também de concelhos vizinhos. Para o efeito, foi adquirida a casa da “Quinta do Pinheiro” pela Câmara Municipal para a instalação deste importantíssimo projeto.
Na sequência do desenvolvimento desta iniciativa foi criada, em 1988, a Academia de Música de Castelo de Paiva, como instituição do Ensino Particular e Cooperativo, projeto este superiormente liderado pelo seu Diretor Pedagógico, Prof. Agostinho Vieira.
Desde essa data, e até aos dias de hoje, muito foi o caminho consolidado de sucesso e de distinção daquela Instituição, dentro e fora de portas. Este projeto transformou-se numa das maiores e mais importantes referências concretizadas no Concelho nas últimas décadas.
Castelo de Paiva pela força e qualidade musical, de séculos, das suas Gentes, transformou a marca da música como um dos seus maiores valores. É um ativo económico e social de excelência para o seu futuro. Há que continuar a saber aproveitá-lo, potenciá-lo e a reforçar ainda mais os seus objetivos e desafios para o futuro. A criação de um novo Centro de Artes e Espetáculos, que integre e abrace em toda a sua dinâmica de funcionamento todos os ativos da marca da música no Concelho, poderá contribuir, e muito, para continuidade sustentada do engrandecimento do projeto.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.