O Partido realizou um resumo dos seus feitos ao longo deste período
O PSD assinalou recentemente dois anos desde o início do seu projeto autárquico em Castelo de Paiva. Segundo o partido social democrata, o município enfrentou mais de uma década de estagnação económica e social, mas, durante este período, foram realizados avanços significativos em várias áreas, para a transformação do concelho.
Na área ambiental, o PSD destacou investimentos na ordem dos 300 mil euros, entre eles a aquisição de equipamento de recolha de resíduos e melhorias no saneamento, com obras de requalificação ainda a serem realizadas. Notaram também a resolução de problemas crónicos de saneamento em locais como Vale da Mota e Fossas da Adróia.
No âmbito da ação social e saúde foram concluídos projetos como a Casa de Emergência Social e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC).
No que toca à Proteção Civil, o partido destaca o financiamento para a criação de uma terceira Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários e o estabelecimento da primeira aldeia segura, no lugar do Seixo em Real.
Na área da educação e juventude, algumas das medidas destacadas são a transferência de competências para as escolas, o aumento da participação do município nas refeições escolares, a revisão da Carta Educativa e o projeto Jovem Autarca.
O PSD também refere a igualdade de tratamento que as freguesias recebem da Câmara municipal, independentemente da sua liderança. Estas receberam uma “maior autonomia e um aumento de 90 mil euros na dotação orçamental”.
Os sociais-democratas afirmam terem-se esforçado para que Castelo de Paiva seja reconhecido como um Território de Baixa Densidade, o que traria vantagens para o município.
Na cultura e desporto, o município reforçou apoios às bandas de música e associações desportivas e culturais, para além da realização de obras de requalificação, como a do Cavalete do Fojo, e inaugurado o Núcleo de Experiências Turísticas do Couto Mineiro do Pejão.
Quanto à gestão autárquica diz ter havido uma modernização nos seus procedimentos administrativos, entre reduções de prazos e diminuições do passivo financeiro exigível. Enquanto que na política de habitação, o partido afirma estar a dar “passos firmes” para a execução da sua Estratégia Local de Habitação.
A comissão política do PSD demonstra-se orgulhosa pelo trabalho realizado por José Rocha em Castelo de Paiva, dizendo que este, “em apenas dois anos” já registou progresso em várias áreas “que o Partido Socialista não teve a capacidade de realizar em 12”.
Foto: PSD
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.