Por: Drª Glaúcia Souza
A ansiedade profissional é um fenômeno cada vez mais comum num mundo caracterizado pela competição acirrada, ritmo acelerado e expectativas crescentes. Ela pode afetar indivíduos de todas as áreas e níveis de experiência, levando a consequências tanto pessoais quanto profissionais.
Neste artigo, explorarei as causas, os sintomas e estratégias usadas para prevenir.
A busca constante por metas e resultados no ambiente de trabalho pode gerar uma pressão significativa, levando a sentimentos de ansiedade.
Num ambiente onde o assédio moral, a falta de apoio e a competição desleal prevalecem, a ansiedade sempre está presente.
Porém, entre tantas outras situações, a incerteza em relação à estabilidade no emprego, especialmente em tempos de mudança económica, podem levar a uma ansiedade constante, sendo isso resultado de expectativas pessoais ou impostas por superior, quando não são realistas.
A soma disso pode levar a preocupações persistentes sobre desempenho, estabilidade no emprego ou futuras oportunidades.
Fisicamente, pode incluir insônia, dores de cabeça, tensão muscular e problemas gastrointestinais.
Socialmente, desenvolver medo de julgamentos, levando ao distanciamento dos colegas de trabalho e amigos, “minando” aos poucos, a autoconfiança e a autoestima.
Como enfrentar?
Comunique-se…. Falar abertamente sobre a ansiedade com colegas de trabalho, amigos ou um profissional de saúde mental pode ser o primeiro passo.
Tempo…. Estabelecer prioridades e criar um cronograma realista, pode ajudar a reduzir a pressão.
Autocuidado…. Incorporar práticas de relaxamento, como meditação, exercícios e sono adequado, é fundamental.
Profissional especializado…. Pode oferecer técnicas específicas de gerenciamento de ansiedade, preventivas, contínuas e de recuperação.
Cuide de Si.
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.